Aqui você vai encontrar literaturas, artigos e informações sobre nossos cursos e eventos.

Artigos, Publicações e Agenda.

>

Somos Corpo, Emoção, Mente e Espírito

O ser humano é uma unidade psicossomática que integra corpo, emoção, mente e espírito. Esta, aliás, é a base das atividades que desenvolvo aqui no Instituto Core Energetics.

 

Como um cristal, o corpo contém as dinâmicas dos sentimentos, dos pensamentos, da personalidade e de todos os campos de energia. Os cristais se formam devido a condições específicas que se reúnem e, conosco, é igual. Temos tremendas forças que vêm e modelam nosso corpo gradualmente. Se observarmos o corpo físico, ele carrega vários sentimentos, bloqueios, doenças e assim por diante. Se você conhece o corpo, tem aí um tremendo campo do conhecimento.

 

Se não sentimos o corpo, somos como máquinas, cabeças andantes ou seres quebrados ao meio.

 

O corpo é o laboratório da vida. Tem energia fluindo através dele constantemente. Não há como realizar um trabalho terapêutico profundo sem incluir o corpo. Grande parte do trabalho em Core Energetics é através de tomar consciência de seu corpo, de como as pessoas se sentem fisicamente, onde têm dor ou onde têm bloqueios, mas, também, em todos os outros níveis.

 

Nunca demais lembrar que a Terapia Evolutiva da Energética da Essência, o nosso Core Energetics,  resulta justamente de todo histórico de vida, estudo e aprofundamento de John Pierrakos nos princípios da Psiquiatria, do Reich, da Bioenergética e do Guia do Pathwork.  Desde quando conheceu Alexander Lowen, ainda no grupo de Reich, até quando juntos desenvolveram a Bioenergética, o corpo inspira e permeia as análises e trabalhos realizados por John.

 

Todo trabalho é feito em duas grandes dimensões: a dimensão da energia e a dimensão da consciência. Nada pode ser feito a menos que essas duas dimensões se fundam. Como a dimensão da energia se move e como a pessoa a bloqueia desenvolvendo um sistema de defesa de caráter para sobreviver da infância, fazem parte deste processo.

 

As defesas criam as barreiras que paralisam o fluxo de energia. São como camadas de negatividade que se formam. As chamadas defesas de caráter bloqueiam a energia em diferentes partes do corpo e se você não tem consciência de seu corpo e tem interrupções no fluxo energético, não está enraizado e, portanto, não estará saudável.

 

As defesas de caráter são muito peculiares porque na verdade não é uma só defesa que a pessoa tem e, por isso, há necessidade de observação constante do comportamento ao longo do trabalho.

 

 

imagem

 

 

 

Precisamos da combinação do nosso ser físico, emocional mental e espiritual.

 

 

 

Costumo falar para os terapeutas que o aspecto espiritual também deve  fazer parte do processo terapêutico. O principal será ajudar o cliente a ter de volta energia fluindo em todo o corpo, vitalidade e pulsação, vida! Se sente essa energia de alguma forma, está profundamente conectada com você e se conecta com a natureza e com tudo a sua volta.

 

É como disse John:“os pacientes precisam da nossa ajuda, fazemos muito trabalho corporal, mas ao mesmo tempo, precisamos falar com os pacientes e, também, sermos educadores. Saúde e bem estar tem a ver com equilíbrio”.

 

Ana Maria Baptista Gavazzi  

 

< Voltar

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0